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Novos Chassis para Ônibus Biarticulados da Volvo: BZRT

A Volvo, uma das líderes mundiais em tecnologia de transporte, lançou recentemente seus novos chassis BZRT, voltados para ônibus biarticulados totalmente elétricos.

Esses veículos representam uma revolução no transporte público urbano, oferecendo uma combinação de alta potência e eficiência energética.

Com uma potência de 540 cavalos e uma autonomia de até 250 quilômetros, quando utilizados com um conjunto de oito baterias, o Volvo BZRT está pronto para enfrentar os desafios das grandes cidades.

Capacidade de um Ônibus Biarticulado Elétrico de 28 Metros
Um ônibus biarticulado elétrico de 28 metros pode transportar, em média, entre 250 e 300 passageiros, dependendo da configuração interna e do número de assentos e espaços para passageiros em pé.

Esses veículos, com suas três seções articuladas, são ideais para corredores de alta demanda, reduzindo a necessidade de mais veículos em circulação, diminuindo congestionamentos e melhorando a eficiência do transporte público.

Cálculo de Autonomia

Com base na autonomia máxima de 250 quilômetros utilizando oito baterias, podemos fazer um cálculo básico da eficiência energética deste ônibus biarticulado. Se um ônibus opera em um corredor de alta demanda e realiza viagens de 20 a 30 quilômetros por trajeto, ele pode executar até 8 a 12 viagens antes de precisar de uma recarga completa.

Considerando que a recarga de um ônibus elétrico biarticulado pode ser feita durante as janelas de manutenção noturna ou em paradas específicas durante o dia, essa autonomia torna o BZRT uma solução viável para operar durante um turno completo de trabalho, em muitos casos.

Benefícios dos Ônibus Biarticulados Elétricos
Sustentabilidade: A emissão zero de poluentes diretos é um dos maiores benefícios dos ônibus elétricos. Isso contribui significativamente para a redução da poluição urbana e para os objetivos de cidades sustentáveis.

Eficiência Energética: Além de serem mais limpos, os ônibus elétricos são mais eficientes do que os movidos a combustíveis fósseis. A utilização de energia elétrica também pode ser mais econômica, dependendo das fontes de energia utilizadas.

Redução de Ruído: Os motores elétricos são significativamente mais silenciosos que os a diesel, o que melhora a qualidade de vida nas áreas urbanas.

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Lei seca

Menor Custo Operacional: A manutenção de ônibus elétricos tende a ser mais simples e barata, uma vez que há menos partes móveis e o desgaste de componentes mecânicos é reduzido.

Desafios de Infraestrutura
Embora os benefícios sejam consideráveis, há desafios consideráveis em termos de infraestrutura. Um dos principais obstáculos para a adoção em larga escala dos ônibus biarticulados elétricos é a criação de uma rede de recarga adequada. Aqui estão alguns dos desafios:

Infraestrutura de Recarga: Os ônibus elétricos, especialmente biarticulados, exigem estações de recarga de alta potência. Isso significa investimentos significativos na criação de estações de carregamento rápido em garagens e pontos estratégicos ao longo das rotas.

Capacidade de Rede Elétrica: Para sustentar frotas inteiras de ônibus elétricos, as cidades precisam garantir que suas redes de eletricidade tenham capacidade para fornecer energia suficiente, o que pode exigir atualizações substanciais na infraestrutura elétrica.

Autonomia vs. Tempo de Operação: Mesmo com a autonomia de 250 quilômetros, há limitações em corredores de alta demanda, onde o uso intensivo de energia pode reduzir o alcance real. O tempo de recarga também precisa ser levado em consideração, pois pode afetar a disponibilidade dos ônibus durante o dia.

Custo Inicial: A transição para ônibus elétricos requer um investimento inicial elevado, tanto na compra dos veículos quanto na implementação da infraestrutura de suporte.

O Volvo BZRT oferece uma solução promissora para o futuro do transporte público sustentável. Sua alta potência de 540 cavalos e autonomia considerável são ideais para corredores de alta demanda em grandes cidades. No entanto, a implementação desse tipo de veículo também traz desafios significativos, principalmente no que diz respeito à infraestrutura de recarga e capacidade elétrica das cidades. Com investimentos adequados, esses ônibus biarticulados têm o potencial de transformar a mobilidade urbana de maneira limpa e eficiente.

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Fonte: Clube do Ônibus – Visite, Inscreva-se, Compartilhe este Canal Espetacular que fala sobre o universo dos ônibus

            

 

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